Santinato & Santinato Cafés

Conheça mais

SANTINATO & SANTINATO CAFÉS

Santinato & Santinato Cafés

A Santinato & Santinato Cafés Ltda, através deste site, tem por objetivo a difusão do conhecimento e consolidação da informação técnica e prática da cafeicultura. Busca expor resultados de nossas pesquisas e também constatações de campo, que acumulamos ao longo de mais de 50 anos de assistência técnica, em Fazendas pequenas, médias e grandes grupos, em quase todo território cafeeiro nacional e internacional.

Nossos experimentos objetivam atender a demanda diária do cafeicultor, envolvendo trabalhos científicos e técnicos, em várias áreas da agronomia. Também realizamos testes de produtos para as empresas, convencionais, ou RET, em cinco estações de Pesquisa espalhadas no Sudeste Brasileiro (São João Da Boa Vista, SP; Araxá; Patos de Minas; Rio Paranaíba, João Pinheiro, MG), sendo três próprias e as outras duas em convênio com os produtores. Somados, os 70 ha destinados à Pesquisa e Experimentação agronômica, perfazendo mais de 110 experimentos, também tem o prazer de receber seus visitantes para averiguação dos resultados in loco, “mini tours” e dias de Campo, como o Dia de Campo de Patos de Minas, que reúne anualmente cerca de 700-800 pessoas (7ª edição).

Com relação a Revisão Bibliográfica nosso site apresenta mais de 2.200 arquivos, em integra, sendo eles: Resumos do 1ª ao 45ª Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras; Artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, Notas Técnicas, matérias em revistas, entrevistas, além de um banco com mais de 10.000 fotos legendadas. Os oito livros publicados pela equipe Santinato & Santinato Cafés Ltda (1996; 2001; 2002; 2005; 2008; 2012; 2019; 2020), nas áreas de Irrigação, Produção de Mudas, Nutrição de Plantas e Colheita Mecanizada, acham-se disponíveis no site para venda. No site também é possível nos contatarmos para a obtenção de Assistência Técnica, Palestras, Cursos, Sementes de Café e Mudas de Café.

SANTINATO & SANTINATO CAFÉS

ESTAÇÕES EXPERIMENTAIS

Santinato & Santinato Cafés

Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Santinato & Santinato Cafés Ltda – Sítio Paraíso, São João da Boa Vista SP Campo Experimental com 13 ha destinados à pesquisa, RET e produção de sementes
Proprietário: Felipe Santinato

Estação de Pesquisa e Desenvolvimento Santinato & Santinato Cafés Ltda – Fazenda Santinato, Rio Paranaíba MG Campo Experimental com 56 ha destinados à pesquisa, RET e produção de café
Proprietário: Felipe Santinato

Campo Experimental Francisco Pinheiro Campos (ASSOPATOS – Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas) – Fazenda AUMA, Patos de Minas MG Campo Experimental com 9 ha destinados à pesquisa e mais de 30 trabalhos em andamento
Proprietário: Cláudio Nasser de Carvalho

Campo Experimental Izidoro Bronzi (ACA – Associação dos Cafeicultores de Araguari) – Fazenda Bronzi, Araguari MG Campo Experimental com 12 ha destinados à pesquisa e mais de 60 trabalhos em andamento
Proprietário: Sérgio Bronzi
Responsável Técnico: Reginaldo Oliveira Silva

SANTINATO & SANTINATO CAFÉS

AUTORES

Santinato & Santinato Cafés
Santinato & Santinato Cafés

Engenheiro Agrônomo

Roberto Santinato

Engenheiro Agrônomo formado na turma de 1967 na Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, ESALQ em Piracicaba/SP, com especialização em Fitotecnia e no CEPERN-RJ em Fotointerpretação especialização em solos e recursos naturais.
Entrou por concurso público em 1968 no IBC (Instituto Brasileiro do Café), onde trabalhou por 21 anos (1968 a 1989). De 1970 a 1979, atuou nas áreas de experimentação, pesquisa e assistência técnica nas regiões cafeeiras da Zona da Mata/ Minas Gerais, onde exerceu chefia da assistência técnica em 22 escritórios e foi responsável pela Fazenda experimental de Caratinga/MG.
De 1979 a 1982, atuou nas regiões do Noroeste, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba/MG, período em que participou da instalação e condução de trabalhos nas estações experimentais em Patrocínio/MG, Capelinha/MG, Brejão/PE, Barra da Chocha/BA, Carmo do Parnaíba/MG.
De 1983 a 1991, integrou o Núcleo Técnico do IBC em Campinas/SP, período em que foi consultor internacional com pioneirismo na implantação da lavoura mecanizada irrigada por gotejamento no estado do Hawaii-USA, na ilha de Molokai, responsável pela estação experimental do Espirito Santo do Pinhal/SP e pela coordenação de trabalhos experimentais nos cerrados do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.
Com a extinção do IBC, passou a trabalhar no MAPA-PROCAFÉ, de 1991 a 2013, como coordenador e orientador dos Campos Experimentais da ACA (Associação dos cafeicultores de Araguari), CAPAL (Cooperativa Agropecuária de Araxá/MG) e ASSOPATOS (Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas). É autor e introdutor na cafeicultura nacional do sistema de irrigação TRIPA (Tubos de Polietileno Perfurados a Laser) e introdutor do plantio em Pivo Circular Lepa (Low Energy Precision Aplication).
Autor e coautor de 1.243 trabalhos técnico-científicos apresentados no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e em outros congressos (1973 a 2017), e, além de capítulos de livros publicados pelo IBC, MAPA PROCAFÉ e em particular, com destaque para “Cultura do Café no Brasil – Manual de Recomendações” até a 7º edição-2015; “Irrigação na cultura do café” até a 2º edição-2006, “Produção de mudas de café” de 1984, “Cultura do Café Irrigado por Gotejamento” – até a 2º edição – 2012, “Cultivo do Cafeeiro irrigado em Plantio Circular por Pivo Central”, até a 2ª edição 2008.
Aposentou-se em 2013 e até o momento atua como Diretor da Santinato & Santinato Cafés como orientador de trabalhos experimentais nos campos de São João Boa Vista/SP e Rio Paranaíba / MG, entre outros de parceiros, além de prestar consultoria em 30 fazendas de café nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.


Santinato & Santinato Cafés

Engenheiro Agrônomo

Felipe Santinato

Engenheiro Agrônomo formado na UNESP Jaboticabal (05/08/2013), Mestre em Produção Vegetal pela UFV Rio Paranaíba (22/07/2014), Doutor em Produção Vegetal pela UNESP Jaboticabal (05/12/2016), trabalhando principalmente com Nutrição de plantas, Colheita mecanizada do café e Agricultura de Precisão.
Possuí dois livros, 38 Artigos Científicos Nacionais e Internacionais, 133 Trabalhos publicados na área, cinco Capítulos de Livros, nove Boletins Técnicos, ministrou cerca de 69 palestras e treinamentos para agrônomos, consultores e cafeicultores em todo território cafeeiro.
Atualmente é aluno de Pós Doutorado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), aonde realiza pesquisas objetivando aumentar a eficiência na utilização dos fertilizantes na cafeicultura, entendimento e redução da bienalidade produtiva e sustentabilidade do processo de produção de café. Também lidera um amplo projeto, interinstitucional sobre resistência a seca, bicho mineiro, nematoides e produtividade em áreas irrigadas e de sequeiro, em quatro localidades do Cerrado Mineiro e Goiano. Produz café em São Paulo e Minas Gerais e presta consultoria em Fazendas.


Santinato & Santinato Cafés

Engenheiro Agrônomo

Victor A. Reis Gonçalves

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçoca – Campus Rio Paranaíba (16/06/2017), Mestre em Produção Vegetal pela UFV-CRP (12/03/2020), trabalha principalmente com herbicidas na cultura do cafeeiro.
Possui 6 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulo de livro, resumos expandidos e mais de 60 resumos simples publicados. Possui experiência em palestras para agrônomos, consultores e cafeicultores.
Atualmente é coordenador de pesquisa na Santinato Cafés, onde é responsável pela instalação, avaliação e manutenção de mais de 100 trabalhos de pesquisa agrícola em quatro Campos Experimentais espalhados por todo território nacional.

@ Todos os Direitos Reservados 2020, Santinato & Santinato Cafés